100 Livros Notáveis em 2008 - New York Times

Listas New York TimesO ano vai chegando ao final e surgem as famosas listas com os destaques em cada área de atuação. Com a literatura não poderia ser diferente, ressaltando apenas a particularidade de que a lista dos livros mais vendidos é normalmente inversa à lista dos melhores em termos de qualidade. Fato extraordinário, mas que pode ser facilmente constatado nas relações de "best sellers" de pouco conteúdo que conhecemos bem. Logo, é importante identificar o foco da lista em referência.

A lista do New York Times (Sunday Book Review), apresenta uma seleção de 100 livros resenhados no período de 02 de Dezembro, 2007 até hoje, nas categorias de ficção e poesia e não ficção. Cada um dos livros selecionados tem um link apontado para a respectiva resenha crítica, sendo, desta forma, uma fonte de informações importante já que a grande maioria dos livros ainda não foi publicada no Brasil.

Destaquei alguns autores com os links para as resenhas de seus últimos romances, lançados em 2008: DIARY OF A BAD YEAR - J. M. Coet­zee, INDIGNATION - Philip Roth, A MERCY - Toni Morrison, THE WIDOWS OF EASTWICK - John Updike, YESTERDAY’S WEATHER - Anne Enright.

Para quem desejar se aprofundar ou procurar uma resenha para um livro específico, seguem os links para as listas dos últimos dez anos: 2007 / 2006 / 2005 / 2004 / 2003 / 2002 / 2001 / 2000 / 1999 / 1998.

Comentários

Iêda disse…
Adorei esse post. Vou percorrer as listas indicadas.

Obrigada por compartilhar conosco.

Abraços e uma ótima semana,
Iêda
Barros disse…
"His Illegal Self" de Peter Caray também merece uma checada; o escritor é bom e a resenha bem interessante.
Encontrei algo que me intrigou: Clive James com "Opal Sunset - Selected poems". Ele é uma figura, já fez de tudo e agora surpreende com um livro de poemas. A conferir.
Kovacs disse…
Iêda, acho que você vai gostar e não se esqueça de checar as resenhas. Obrigado pela visita.
Kovacs disse…
Barros, quase inclui Peter Carey nos destaques da postagem, mas achei que a lista ficaria muito extensa. Vale conferir também as seleções de anos anteriores.
Isabel Pinheiro disse…
Kovacs, eu recebi esse email do NYT e guardei a lista pra ler depois. Ainda bem que vi seu post, porque já havia me esquecido dela! Um abraço, Isabel
Anônimo disse…
Caro Kovacs, teu link me levou ate a entrevista da Toni Morrison, que eh uma nobel sobre quem, de seus livros, tenho enorme curiosidade.

Barros, do Carey tampouco li nada, mas assisti ao “Oscar and Lucinda”, um filme muito bacana que mescla jogo e amor. Li a sinopse desse novo e fiquei intrigado como Carey escreve uma estoria sem referencial filial... na certa vou ler.

Bom, o FT tambem fez sua lista.
http://www.ft.com/arts/books
Fiquei interessado no livro da Siri Hustvedt, esposa do Auster,
The Sorrows of an American.

Enfim, 3 autores que nunca li, mas que ja estao minha lista.

Abraco, Chico
Maria Augusta disse…
Kovacs, estes links que você nos traz são muito úteis, é sempre bom conferir as resenhas dos livros antes de comprá-los.
Quanto ao fato de que os melhores não são os mais vendidos, não é surpreendente, a maioria compra o que tem maior apoio da mídia...
Abraços.
Kovacs disse…
Isabel, que bom ter lembrado da lista, mais um serviço de utilidade pública! Obrigado pela visita e comentário.
Kovacs disse…
Prezado Chico, de Toni Morrison já li "Paraíso" primeiro romance que ela publicou depois do Nobel de 1993 e que me deixou muito impressionado pela força e originalidade com que tratou o tema do ódio e intolerância racial. Estou aguardando uma chance para ler mais alguma coisa dela em breve.

A lista do Financial Times que você mencionou tem algumas semelhanças com a lista do NYT, incluindo Toni Morrison e Philip Roth. Adicionalmente incluiu dois finalistas do Man Booker Prize, A "Fraction of the Whole" de Steve Toltz (dizem que merecia ter levado o prêmio) e o polêmico vencedor "The White Tiger"
de Aravind Adiga. Outra boa lembrança foi "The Enchantress of Florence" do sempre clássico Salman Rushdie.

Sobre a esposa de Paul Auster, Siri Hustvedt e seu "The Sorrows of an American" já li excelentes críticas.

Enfim, parece que 2008 foi um excelente ano para a literatura. Vamos aguardar as traduções chegarem por aqui!
Kovacs disse…
Maria Augusta, obrigado pelo comentário sempre oportuno. Os "best sellers" contam com maior apoio da mídia, mas vamos tentar equilibrar esta diferença! Sempre haverá espaço para os romances de qualidade (por mais vaga que possa ser esta definição).
Isabel Pinheiro disse…
Chico e Kovacs, comecei a ler "O que eu amava", da Siri Hustvedt. Insisti até chegar à metade, mas parei. Por teimosia (e por causa de uma promoção que derrubou o preço pela metade), comprei "O encantamento de Lily Dahl". E ainda não tive coragem de abrir... Tenho medo de ter criado birra da mulher. Abraços
Leila Silva disse…
Eu tenho alguns destes livros aqui...do Updike eu li, há muito tempo, BRAZIL e não gostei nada. Não me lembro de ter lido outra coisa, talvez eu tenha escolhido o livro errado para começar.

Abraço
Kovacs disse…
Isabel, sempre sou a favor de dar mais uma chance para os autores. Afinal essa atividade de escrever romances é bem difícil, não é mesmo?
Kovacs disse…
Leila, de Updike li "Coelho Corre" e gostei muito, quem sabe comecei com o livro certo? É como comentei com a Isabel, essa atividade de escrever romances e agradar leitores é bem difícil mesmo!
JLM disse…
Deixa eu ver se entendi: são só escritores norte-americanos?
Kovacs disse…
Jefferson, não são apenas escritores norte-americanos, mas sim livros resenhados para o mercado editorial norte-americano.
Sonia disse…
Fiquei muito interessada no livro da Toni Morrison, mas tenho que aguardar que saia no Brasil. Já se foi o tmpo em que eu me dava ao luxo de importar livros estrangeiros.
Chico disse…
Obrigado pela mensagem, Kovacs. Isabel, ja li em algum lugar que o Auster e a Siri tem estilos parecidos. Nao sei ainda. Nunca a li, apesar de ter lido alguns do Auster - de quem gosto bastante.

Mas eu entendo perfeitamente essa coisa dos livros que nao nos dizem nada. Um deles foi recentemente o tal Wonder Boys do Chabon. Peguei birra total da forma que Chabon leva a estoria - apesar de reconhcer que a estoria poderia dar bons frutos na mao do Jim Jarmusch.

Kovacs, ja esta decidido. Tal como da tua dica do "Reparacao", McEwan -, que estou quase terminando - o proximo sera "Paraiso".

Abraco a todos. Chico
Kovacs disse…
Sonia, acho que também vou esperar a publicação deste último romance da Toni Morrison por aqui. Quem sabe a Companhia das Letras não se empolga com nosso interesse e apressa o lançamento? Obrigado pela visita!
Kovacs disse…
Chico, fico esperando a sua resenha de "Reparação" de Ian McEwan. Quanto a "Paraíso" de Toni Morrison garanto que você vai gostar.
Paulo disse…
São três e trinta e quatro da manhã... através do Google parei no seu blog...

Não pude ler ainda mas pela olhada que eu dei adorei.

Parabéns!!!

Vou voltar sempre.

Abraços.
Kovacs disse…
Paulo, essa hora realmente não é a melhor para visitar um blog de literatura! Obrigado pela participação e fico contente que tenha gostado, volte sempre.
Ricardo Duarte disse…
Coetzee, Roth e Morrison: três escritores que ainda não li e que me parecem excelentes.
Obrigado pela dica!
Kovacs disse…
Ricardo, recomendo começar por Coetzee. Obrigado pela visita e comentário!
Sonia disse…
Nesete blog quem indica livros é você, mas não resisto, e recomendo "A mulher de Jerusalém", de Abraham Yehoshua, autor israelense que eu desconhecia totalmente.
Kovacs disse…
Sonia, você tem toda a qualificação e permissão para indicar autores neste blog e fico muito agradecido. Não conhecia Abraham Yehoshua, obrigado pela dica!
Ricardo Duarte disse…
Sonia,
Também desconhecia esse escritor. Fui atrás da sinopse do livro e achei muito interessante. Mais um para minha lista.

Kovacs,
Obrigado pela visita ao blog e pelo link.
Kovacs disse…
Ricardo Duarte, a Sonia Sant'Anna é uma escritora de romances históricos e que sempre tem um comentário importante por aqui. Quanto ao link, não seja por isto, é minha opção sempre divulgar a literatura.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 melhores distopias da literatura

Martin Puchner - O Mundo da Escrita

As 20 obras mais importantes da literatura italiana