Manifesto por um Brasil Literário

Bartolomeu Campos de Queirós
Praticamente não divulgado pela mídia, mas durante a última Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP 2009, foi lançado o "Manifesto por um Brasil Literário", criado pelo escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós. O objetivo deste documento é debater idéias em torno da divulgação da literatura. O manifesto pode ser assinado no site http://www.brasilliterario.org.br/, que abriga um fórum de discussão, enquetes e notícias relacionados ao tema.

Segue um trecho do manifesto: "É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. Na literatura que, liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo possível. Sem preconceitos em sua construção, daí sua possibilidade intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa incompletude."

Talvez este movimento não seja tão "urgente" quanto tantos outros manifestos no Brasil pela cidadania, dignidade, segurança ou educação básica, mas é necessário e importante sem dúvida, por este motivo já deixei minha assinatura por lá.
17 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Nuno Rau - Mecânica Aplicada

Rita Balduino - O feito afaga o gesto

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 melhores distopias da literatura

Isabel Allende - Filha da fortuna

As 20 obras mais importantes da literatura francesa