Fernando Pessoa - Plural como o Universo

Exposição São Paulo

A exposição "Fernando Pessoa - Plural como o Universo", depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2011 com um público visitante de 190 mil pessoas no Museu da Língua Portuguesa, chega agora ao Rio de Janeiro com projeto do cenógrafo Hélio Eichbauer, a exposição tem como identidade visual o Mar, remetendo à época dos descobrimentos e das grandes conquistas de Portugal, inspirada no livro Mensagem. De acordo com Eichbauer, “a ideia é sugerir viagens mentais e espirituais, em torno das ruas de Lisboa, das aventuras dos heterônimos e de Pessoa”.

Serão projetados trechos de poemas do próprio Fernando Pessoa e de seus heterônimos mais conhecidos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares e apresentadas também algumas relíquias, como os dois únicos exemplares da revista Orpheu; três exemplares da revista Athena; seis exemplares da Revista do Comércio e da Contabilidade; a série completa de A Revista, de 1931; algumas edições da revista Águia, onde Pessoa publicou seus primeiros artigos, e da revista Presença, sucessora da Orpheu.

Exposição Fernando Pessoa - Plural como o Universo
Período: 25/03/2011 até 22/5/2011
Visitação: de terça a domingo, das 12h às 19h (entrada franca)
Local: CENTRO CULTURAL CORREIOS: Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - Tel.: (21) 2253-1580

Comentários

Unknown disse…
Demasiado é algo que se aplica ao ser Fernando Pessoa, ele parece - para mim ao menos - a metáfora perfeita para esse vocábulo.
Todas as homenagens são válidas, apesar de serem esquecidas depois.
Entretando as palvras que ele juntou jamais o serão. A sua iniciativa é admirável e muito oportuna. Grande abraço.
Alexandre Kovacs disse…
Djabal, obrigado pela visita! Afinal parece que Fernando Pessoa está sendo considerado "Pop" pela mídia e grande público.
Túlio disse…
Hei cara!

Já vi seu blog algumas vezes. Um dos bons, eu penso. Tenho 23. Não vou dizer nada a respeito do F. Pessoa, ele é ótimo. Só queria mencionar para você sobre o Kenneth Cook e o seu livro recém lançado "Sobressalto" (Wake in fright). Achei que seria legal ver você comentar sobre ele no seu blog. Desculpe utilizar o 'coments' para fazer isso, mas não encontrei outra alternativa, ok? Abs... Ah! E qndo publicar, se publicar, algo sobre K. Cook me avisa, blz? (tuliooliver@gmail.com)
Alexandre Kovacs disse…
Túlio, primeiramente obrigado por ter comentado e seja muito bem-vindo por aqui. Sobre Kenneth Cook ainda não tive o prazer de ler, mas me informei sobre "Sobressalto" (Wake in fright) que foi lançado originalmente em 1961 e achei o argumento bastante cinematográfico. De fato foi filmado e lançado com o título de Pelos Caminhos do Inferno (Outback)em 1971. Obrigado pela dica!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa