Como escrever uma resenha literária

"Mulher velha lendo" (1631) de Rembrandt
Detalhe de "Mulher velha lendo" (1631) de Rembrandt

Este é um assunto de interesse restrito, mas certamente poderá ajudar os profissionais da área de jornalismo cultural e o número crescente de jovens dedicados à atividade de resenhar livros em canais do YouTube, blogs e redes sociais. De fato, a popularidade de vloggers e youtubers têm surpreendido o mercado editorial e eles estão cada vez mais presentes nas feiras literárias, competindo pela atenção do público com os próprios escritores. 

Independente da forma de publicação, a resenha continua cumprindo um importante papel de divulgação e orientação crítica para o grande público. Com base na minha experiência (consultar aqui a relação de resenhas do Mundo de K desde 2007) relacionei algumas dicas que procuro seguir para obter textos simples e informativos.

(01) Quando incluir os tradicionais dados bibliográficos sobre o livro que está sendo resenhado, tais como o nome da editora, número de páginas ou data de lançamento, nunca esqueça de citar o nome do tradutor, normalmente um grande esquecido nas resenhas. Importante esclarecer também se a tradução é direta do idioma de origem ou indireta (normalmente do francês ou inglês). A tradução é uma das etapas mais importantes do processo editorial.

(02) A resenha, por definição, é um resumo crítico, mas é preciso situar o leitor com relação à época e contexto histórico no qual o livro foi escrito, as motivações, biografia e bibliografia do autor, histórico das principais premiações se for o caso. 
Com essas informações o leitor  estará seguro de não comparar épocas e estilos distintos.

(03) Parece uma conclusão óbvia, mas nunca escreva uma resenha sobre um livro que não leu completamente, esta é uma falha imperdoável. Descreva a técnica narrativa utilizada pelo autor: primeira, segunda (raro) ou terceira pessoa, fluxo de consciência, polifonia (múltiplas vozes), narrativa linear ou variando no tempo.

(04) Transcreva uma ou mais passagens da obra resenhada para que o leitor possa ter a oportunidade de um contato direto com o estilo do autor. Neste caso, é aconselhável identificar esses trechos durante a própria leitura com marcadores. É muito comum gostar de algumas partes e não lembrá-las ao término da leitura.

(05) Nunca, em hipótese nenhuma, revele os segredos e surpresas da narrativa, algo assim como "contar o final do livro", o que chamamos de spoiler. Muitos leitores não gostam de consultar resenhas devido a este risco. Desperte o interesse e, principalmente, a curiosidade do leitor, este é um dos principais objetivos, sempre, não esqueça.

(06) A resenha precisa oferecer alguma opinião pessoal, positiva ou negativa, caso contrário seria mais prático que o leitor consultasse diretamente, e tão somente, a sinopse das editoras. É a sua opinião que o leitor está buscando, não apenas o resumo do livro.

(07) Antes de publicar a resenha é aconselhável ler algumas matérias sobre o autor e o livro, pois eventualmente outras interpretações poderão complementar ou oferecer uma abordagem inusitada que tenha lhe escapado. Eu costumo fazer esta verificação somente após completar o meu próprio texto para não comprometer a imparcialidade (esta é uma palavra chave para manter a credibilidade do resenhista).


(08) Para atingir um maior número de leitores — afinal, se você escreve é porque deseja ser lido não é mesmo? — acrescente tags ao texto e links nas imagens (sempre de boa resolução) para facilitar os motores de busca na internet. Em contrapartida, não economize em hiperlinks para outras páginas de referência sobre o assunto.

(09) Se você costuma publicar em um blog ou canal do YouTube, deve criar páginas do seu site nas redes sociais de forma a compartilhar as resenhas e matérias de interesse no Facebook, Google+, Twitter e Instagram, atingindo um maior número de leitores.


(10) Finalmente, respeite o autor que está resenhando e
 não subestime a inteligência dos seus leitores.

Comentários

Anônimo disse…
Obrigada

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa