Abdulrazak Gurnah - Prêmio Nobel de Literatura 2021

Abdulrazak Gurnah - Prêmio Nobel de Literatura 2021 
(foto de Simone Padovani / Awakening / Getty Images)

E, novamente, a Academia Sueca surpreendeu ao anunciar o romancista Abdulrazak Gurnah da Tanzânia, 73 anos, como Prêmio Nobel de Literatura 2021 "por sua compreensão intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados no abismo entre culturas e continentes." 

Ele receberá 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões). Até o momento sem livros traduzidos no Brasil, o autor é praticamente desconhecido por aqui. Não é incrível perceber que neste mundo tão globalizado ainda existem escritores notáveis a serem descobertos?

Entre seus dez livros publicados, os mais famosos são Paradise e Desertion, ambos sem edições em português. Publicado em 1994, Paradise conta a história de um menino que cresceu na Tanzânia no início do século 20, durante a Primeira Guerra Mundial. Gurnah nasceu em 1948 e cresceu na ilha de Zanzibar, chegando na Inglaterra na década de 1960 como refugiado. Ele começou a escrever aos 21 anos de idade em inglês e o tema cada vez mais atual dos refugiados é a base de todo seu trabalho.

Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Paradise de Abdulrazak Gurnah

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

20 grandes escritoras brasileiras