Resultado do Prêmio São Paulo de Literatura 2009
O prêmio São Paulo de Literatura 2009 apresentou ontem, durante cerimônia realizada no Museu da Língua Portuguesa, os vencedores da sua 2° edição. Foram analisados 217 romances de 75 editoras e 13 autores independentes, que incluíram autores consagrados como Milton Hatoum, Moacyr Scliar, João Gilberto Noll e José Saramago (ver relação completa de finalistas aqui).
Os vencedores, em cada categoria, foram os seguintes: Melhor Livro de Autor Estreante do Ano 2008: Altair Martins, com A parede no escuro (Editora Record, 256 pp.) e Melhor Livro do Ano 2008: Ronaldo Correia de Brito, com Galiléia (Editora Alfaguara, 240 pp.). Perguntado por um colega sobre quais eram os planos para o prêmio, Altair Martins respondeu “vou quitar minha casa e tentar trabalhar um pouco menos como professor para ter mais tempo pra escrever.” Ele é gaúcho de Porto Alegre, formado em letras e dá aulas na faculdade de segunda a sexta, das 10h30 às 19h30. Quanto a Ronaldo Correia de Brito é mais um médico que se tornou escritor, natural do Ceará e residente hoje em Recife.
Comentários
Obrigada pela indicação do "Iconoscópio", me sinto muito feliz e honrada.
Aprecio demais o seu blog, acho útil e importante. Além de ser feito com muito empenho.
Por isso, está indicado no meu blog pessoal e também no blog do Clube de Leitura; claro que não poderia faltar!
Estamos iniciando no tema e queremos seguir as "tecladas" dos melhores!
Divulgamos seu espaço para que tenha cada vez mais reconhecimento e sirva de ferramenta de estudo para tantos outros!
abraço!
(teclado continua com defeito...)
http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2009/08/04/trecho-do-primeiro-capitulo-de-parede-no-escuro-de-altair-martins-211159.asp
acho que um dos méritos do prêmio é não necessariamente provilegiar "os grandes". e precisa de prêmio para reafirmar carreiras literárias de um Saramago, um Hatoum, um Lobo Antunes?
Preciso de um espaço temporário enquanto trabalho com um 'grande texto'.
Se por ventura se agradar do texto, não precisa excluir.
Gentileza a tua ceder este espaço...
"O Brasil já tem uma forma geográfica de um coração. Todo Brasileiro tem esse coração. A Música vai de uma Alma à outra. Os pássaros conversam pela Música; eles têm coração. Tudo o que se sente na vida se sente no coração. O coração é o metrônomo da vida. E há muita gente na Humanidade que se esquece disso. Justamente o que mais precisa a Humanidade é de um metrônomo. Se houvesse alguém no mundo que pudesse colocar um metrônomo no 'cimo da Terra', talvez estivéssemos mais próximo da Paz. Por que se desentendem, vivem descompassados Raças e Povos? Porque não se lembram do metrônomo que guardam no peito: o coração. Foi fadado por Deus justamente no Brasil possuir uma forma geométrica de coração e haver um ritmo palpitante em toda a sua Raça..."
Citado por Heitor Villa-Lobos num Discurso em João Pessoa-PB no ano de 1951 (Citado também na página 92 do livro de Maria Celia Machado "Heitor Villa-Lobos").
"Nunca na minha vida procurei a Cultura, a Erudição, o Saber; e mesmo a Sabedoria nos Livros, nas Doutrinas, nas Teorias, das Formas Ortodoxas... Nunca! Porque o meu Livro era o Brasil. Não o Mapa do Brasil na minha frente, mas a Terra do Brasil, onde eu piso, onde eu sinto, onde eu ando, onde eu percorro...."
Citado por Villa-Lobos no mesmo Discurso em João Pessoa-PB em 1951 (Citado também na página 93 do livro de Maria Celia Machado "Heitor Villa-Lobos").
Esse excelente Compositor Brasileiro valorizou, como pouquíssimos Músicos no Mundo, a Música Folclórica de seu País Natal. Isso se torna ainda mais notável principalmente quando se leva em conta que naquele tempo as Viagens eram bem mais demoradas (além de não existirem estradas pavimentadas, Santos Dumont mal havia acabado de inventar o Avião) e levando-se em conta também a imensa extensão territorial desse país chamado Brasil!!
Compositor Erudito e também Popular! Notável também no Chorinho e na Música Folclórica, inclusive a Música Caipira que ele soube captar na Alma do Povo do Sertão Brasileiro!"...
Mais Tema-Fonte: http://www.boamusicaricardinho.com/villalobos_83.html
Outras fontes sabiamente pesquisadas, segundo este maravilhoso tema-fonte, ou seria link-fonte, ou ainda tema-link...
(engraçado, este texto é um tanto familiar...e falando em familiar... onde anda o BARROS?)
"Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias dos encartes de diversos LP's e CD's de "Villa-Lobos", dentre os quais, o album sêxtuplo "Villa-Lobos Par Lui-Même", além dos livros "Villa-Lobos - O Índio Branco" (Anna Stella Schic), "Heitor Villa-Lobos" (Maria Celia Machado), "Villa-Lobos - Uma Introdução" (Luiz Paulo Horta) e "As Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos" (Adhemar Nóbrega), além dos sites do filme Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão, das gravadoras Kuarup, ROB-Digital e Movieplay, e também dos sites do Museu Villa-Lobos, Brasileirinho - A Sua Página de Música Brasileira, Classical Guitar, Folha de São Paulo - Artigo de Irineu Franco Perpétuo: Veja os Passos para Compreender Villa-Lobos, Wikipedia- A Enciclopédia Livre, Portal UnB - Universidade de Brasília, Biblioteca Brasileira do Violão, Memória Viva de Heitor Villa-Lobos, Centenário do Nascimento de Villa-Lobos - por Walter Morales, Fundação Biblioteca Nacional, Vidas Lusófonas, Dicionario Ricardo Cravo Albin de Música Popular Brasileira, Tempo Glauber, IMS - Instituto Moreira Salles e IMMUB - Instituto Memória Musical Brasileira. Ver também mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração desse site teria sido impossível. "
Boa noite!
"Um dia frio, um bom lugar prá LER um LIVRO"
"O importante é que EMOÇÕES eu vivi..."
Sds,
Correção: "O importante é que emoções foram vividas"...
"O Brasil já tem uma forma geográfica de um coração. Todo Brasileiro tem esse coração. A Música vai de uma Alma à outra. Os pássaros conversam pela Música; eles têm coração. Tudo o que se sente na vida se sente no coração..."
Citado por Heitor Villa-Lobos num Discurso em João Pessoa-PB no ano de 1951 (Citado também na página 92 do livro de Maria Celia Machado "Heitor Villa-Lobos").
Fonte: http://www.boamusicaricardinho.com/villalobos_83.html
Essa história de 'emoções' é um pouco mais antiga... não seria da trilha de 'k'...
Um abração.
Abraçs
Sincero pedido de desculpas.
O tópico nem falava em música...
Acho que estava sonâmbula!
:(
Acho que com os meus 48 anos não tenho como dizer que nunca ouvi falar em "emoções".
Música e Literatura são assuntos igualmente importantes e sempre bem-vindos por aqui. Obrigado pela participação!