Uma exposição de fotos para quem ainda sonha com mudanças

Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz - Foto Albert Wiking
Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz - Foto Albert Wiking
Uma boa dica para quem estiver de passagem por Estocolmo em dezembro é visitar a exposição "We Have a Dream" do fotógrafo sueco Albert Wiking que apresenta 114 retratos de personalidades com o poder de inspirar as pessoas a realizarem sonhos. O projeto, que já dura mais de dez anos, é uma criação de uma dupla formada por Albert Wiking e Oscar Edlund, integrante da equipe da Fundação Nobel que ficou responsável pela gravação das entrevistas que acompanham as fotos. Abaixo uma descrição dos objetivos do evento conforme o texto disponível no site oficial:
"Ter um sonho é uma poderosa força motriz. Queremos que a exposição 'We Have a Dream' inspire todos a se atreverem a sonhar e a viver seus sonhos, sejam pequenos ou grandes, próximos no tempo ou muito adiante em suas vidas. Sonhar dá força e coragem. Apresentamos uma seleção de 114 retratos de pessoas de todo o mundo cujas histórias transmitem a mensagem de que para aqueles que se atrevem a sonhar e querem agir nada é impossível. Este é um documento importante do seu tempo, mostrando muitas das pessoas mais influentes no mundo, que atuam no cenário global — ao lado dos jovens e heróis do dia a dia que realmente querem influenciar e mudar o seu ambiente. O denominador comum é que eles tomem uma posição para os seus valores, lutem contra a maré e sonhem em criar mudanças." - Organização da exposição "We Have a Dream"
Além de  Malala Yousafzai (que linda foto, não é mesmo?) e o Dalai Lama que ilustram esta postagem, os criadores contaram com a colaboração de uma ilustre galeria de personalidades e ativistas políticos das mais diversas áreas de atuação, variando, por exemplo, dos músicos Bob Geldof e Annie Lennox até a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie (autora dos romances: Hibisco Roxo, Meio Sol Amarelo e Americanah), contudo a intenção do projeto não foi fotografar apenas super personalidades, mas também pessoas comuns que possam fazer a diferença em suas atuações locais.

Dalai Lama - Foto Albert Wiking
Dalai Lama - Foto Albert Wiking
A imagem dos retratados equilibra seriedade e um pouco de brincadeira. É claro que não deve ter sido fácil convencer e encontrar tempo na agenda de todas essas celebridades para participar do projeto e realizar as entrevistas. De acordo com Oscar Edlund, que também ficou responsável pelos contatos e agendamento, eles levaram de quatro a cinco anos somente buscando Malala Yousafzai. Ainda segundo Edlund, conseguir falar com muitas dessas pessoas é como ter acesso ao Pentágono e deve ser mesmo!

A exposição estará aberta ao público no museu Fotografiska de 9 de dezembro a 19 de fevereiro de 2017 e as fotos serão publicadas em um livro com o mesmo nome. A intenção da organização é que a mostra percorra outros países após esta apresentação inicial na Suécia. O evento seria muito bem-vindo aqui no Brasil, afinal, assim como o resto do mundo, também estamos precisando muito de mudanças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura