O novo impressionismo de Erin Hanson

Pintura - Erin Hanson

A criação do impressionismo no século XIX pode ser atribuída aos franceses Claude Monet (1840-1926), Paul Cézanne (1839-1906) e Edgar Degas (1834-1917). Um movimento precursor do modernismo e que buscava captar as impressões sensoriais de cor, luz e movimento, por meio de cores claras e brilhantes bem como pinceladas mais livres, sem um contorno definido. Agora, em pleno século XXI, Erin Hanson, uma jovem pintora norte-americana, se inspira na ideia dos mestres fundadores do movimento, representando a natureza em um mosaico de cores vibrantes, mas com a diferença marcante de utilizar poucas e grossas pinceladas que criam diferentes efeitos de textura, sem muitas deposições de camadas. Uma técnica que ela chama de "impressionismo aberto".

Pintura - Erin Hanson

A própria Erin Hanson explica nesta entrevista ao site My Modern Met que a sua técnica é uma mistura do impressionismo clássico com o expressionismo moderno. Bem, seja lá qual for o nome do movimento artístico, o objetivo final é reproduzir a emoção da paisagem, induzindo no observador a sensação de estar em plena natureza. A artista tem o seu estúdio em Los Angeles, California, e está sempre viajando para os parques nacionais como o Zion Park em Utah na Região das Montanhas Rochosas, praticando escalada e em busca de paisagens cheias de luz e cor. Ela lançou uma série de dois livros, chamada "Open Impressionism", com belas reproduções do seu trabalho.

Pintura - Erin Hanson

Acredite se quiser, mas Erin Hanson, que não tinha outros pintores na família, é formada em bioengenharia pela Universidade de Berkeley e acabou seguindo o seu dom para as artes que já se manifestava desde os 8 anos de idade. Ela acha que a melhor maneira de aprender é exercitar a pintura todos os dias, aperfeiçoando as suas habilidades pela prática e não apenas estudando os conceitos. Para conhecer mais sobre a pintora, recomendo visitar o site oficial, assim como a página do facebook ou este vídeo com uma entrevista recente para a rede de TV Fox News.

Pintura - Erin Hanson

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura