Silvina Ocampo - A fúria e outros contos

Literatura argentina
Silvina Ocampo - A fúria e outros contos - Editora Companhia das Letras - 224 Páginas - Tradução de Livia Deorsola - Posfácio de Laura Janina Hosiasson - Capa de Elisa von Randow -  Ilustração de Cristina Daura - Lançamento: Agosto de 2019.

É difícil entender como uma autora tão importante na literatura latino-americana tenha permanecido inédita no Brasil até hoje. Considerada uma das maiores contistas argentinas, Silvina Ocampo (1903-1993) é dona de um estilo único que se situa em uma região imprecisa entre o surrealismo, o realismo mágico e a literatura fantástica, porém não se enquadrando em nenhuma dessas categorias. Esposa de Adolfo Bioy Casares e amiga de Jorge Luis Borges, que dedicou a ela o seu primeiro conto publicado, “Pierre Menard, autor do Quixote” na revista literária “Sur”, da irmã Victoria Ocampo, ela é considerada uma escritora para escritores, tendo sido citada como referência por autores tão diferentes quanto: Julio Cortázar, Tomás Eloy Martínez, Alejandra Pizarnik, Roberto Bolaño e Italo Calvino.

Não há como ficar indiferente à leitura dos contos deste livro. Perturbador é uma expressão adequada para o sentimento que a autora desperta com suas narrativas breves que parecem lidar com questões banais do cotidiano, mas em uma transição sutil – que nem sempre é claramente percebida pelo leitor – escapam para o domínio da estranheza, perversão e crueldade. A professora de literatura hispano-americana da USP Laura Janina Hosiasson ressalta muito bem no posfácio: "Como nos sonhos, aqui se está num mundo sem regra moral, no qual os impulsos não têm censura e não há espaço para a culpa. A aparente ordem das famílias é posta a nu pelo escancaramento de sentimentos obscuros, de taras e pulsões sexuais sem repressão, que pululam no interior de sua engrenagem." É o que ocorre no conto "A casa de açúcar", conhecido como sendo o preferido de Julio Cortázar, quando a nova inquilina, recém-casada, assume a personalidade da antiga moradora de uma casa, assim como seus amantes do passado, toda a narrativa feita em primeira pessoa pelo marido.
"As superstições não deixavam Cristina viver. Uma moeda com a efígie apagada, uma mancha de tinta, a lua vista através de dois vidros, as iniciais de seu nome gravadas por acaso no tronco de um cedro a deixavam louca de medo [...] Quando ficamos noivos, tivemos que procurar um apartamento novo, pois, segundo suas crenças, o destino dos moradores anteriores influiria sobre sua vida (em nenhum momento mencionava a minha, como se o perigo ameaçasse só a ela e como se nossas vidas não estivessem unidas pelo amor). Percorremos todos os bairros da cidade; chegamos aos subúrbios mais distantes, em busca de um apartamento que ninguém tivesse habitado: todos estavam alugados ou vendidos. Por fim, encontrei uma casinha na Calle Montes de Oca, que parecia de açúcar. Sua brancura brilhava com extraordinária luminosidade. [...]" - Trechos do conto "A casa de açúcar" (p. 32)
A tensão narrativa é amplificada pela presença constante de crianças, capazes de atos terríveis, o que só faz aumentar a sensação de perplexidade devido ao corte inesperado entre ingenuidade e perversão, ou ainda, horror e humor. No conto que empresta o título à antologia, por exemplo, uma menina incendeia as asas de anjo da colega com o seu círio durante uma celebração religiosa e, desde então, passa a cometer crueldades ainda maiores com as outras pessoas, para "redimir-se através da maldade". Em "As fotografias" (ler o trecho abaixo) comemora-se a festa de aniversário de uma menina paralítica, registrada em uma inusitada sessão de fotos com um final trágico, que parece não afetar os convidados ou o narrador.
"Cheguei com meus presentes. Cumprimentei Adriana. Ela estava sentada no centro do pátio, em uma cadeira de vime, rodeada pelos convidados. Vestia uma saia bem rodada, de organdi branco e com uma anágua engomada, cuja renda aparecia ao menor movimento, uma tiara de metal maleável com flores brancas no cabelo, umas botinas ortopédicas de couro e um leque rosado na mão. Aquela vocação para a desgraça, que eu tinha descoberto nela muito antes do acidente, não se notava em seu rosto. [...] Mostraram-me os presentes: estavam dispostos em uma prateleira do quarto. No pátio, sob um toldo amarelo, tinham posto a mesa, que era bem comprida: duas toalhas a cobriam. Os sanduíches de verdura e presunto e os bolos muito bem elaborados despertaram meu apetite. [...] Esperávamos a chegada de Spirito, o fotógrafo: não podíamos nos sentar à mesa nem abrir as garrafas de sidra, nem tocar nos bolos, até que ele chegasse." - Trechos do conto "As fotografias" (p. 74)
Publicado originalmente em 1959, o livro não perdeu nada do seu caráter provocador e moderno. Na verdade, Silvina Ocampo sempre assumiu um tom de mistério em torno da sua vida particular e de sua obra que vem sendo redescoberta nos últimos anos. No Brasil, até hoje só contávamos com uma tradução da autora, que organizou a "Antologia da Literatura Fantástica", juntamente com  Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares (ler aqui resenha no Mundo de K). “Vejo uma pessoa disfarçada de si mesma”, escreveu a sua irmã Victoria Ocampo na revista "Sur" em 1937, resenhando o livro de estreia de Silvina, "Viaje olvidado", infelizmente também não publicado em nosso país, uma falha que certamente será corrigida em breve. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira