Enrique Vila-Matas - Suicídios Exemplares

Literatura Espanhola
Enrique Vila-Matas - Suicídios Exemplares - Editora Cosac Naify - 205 páginas - Tradução Carla Branco - Publicação 2009 (lançamento original 1991).

É preciso coragem para publicar um livro de contos com o título de "Suicídios Exemplares", mesmo se tratando de contos onde os protagonistas nunca conseguem ser bem sucedidos em suas intenções suicidas e a maioria das situações seja francamente cômica. O espanhol Enrique VIla-Matas acabou, paradoxalmente, escrevendo uma apologia à vida como ele mesmo declarou em entrevista por ocasião do lançamento da Cosac Naify: "Tinha medo que fosse um livro que conduzisse ao suicídio, e temia até mesmo ser acusado judicialmente por incitar as pessoas a tirar a vida com as próprias mãos. Mas aconteceu o contrário. Comecei a receber cartas de leitores que eram suicidas em potencial, e que adiaram a decisão de se matar depois de terem lido o livro e terem caído na risada com algumas das histórias, ou com alguns dos finais dessas histórias."

Colocados os esclarecimentos iniciais acima, ou seja, que não estamos tratando de um manual para suicidas ou fazendo a apologia do suicídio, como pensaram alguns preocupados amigos ao me verem circulando com este volume, vale ressaltar a imaginação e a prosa com sabor surrealista de Enrique Vila-Matas. Seus contos são atemporais e nunca sabemos exatamente onde ou como irão terminar, sendo a leitura sempre uma surpresa e normalmente pautada pela ironia. A própria literatura é sempre um pano de fundo de seus contos, desde o conto-introdução que cita Fernando Pessoa ("Viajar, perder países") até o derradeiro capítulo que reproduz um trecho da carta de despedida de Mario de Sá-Carneiro para o mesmo Pessoa, passando por Herman Melville, Walter Benjamin e Sêneca, entre outros mais ou menos explícitos.

A orelha desta edição é assinada pelo escritor argentino Alan Pauls que elimina qualquer necessidade de uma resenha, resumindo este livro de maneira perfeita: "De fato, só são exemplares – ou seja: dignos de serem narrados – os suicídios impossíveis, os indefinidamente adiados, os mal-sucedidos, os esquecidos. Na verdade, o que se revela a Vila-Matas é a ideia do suicídio, ou melhor: sua possibilidade, essa faísca de mistério regozijante com a qual o projeto de um morrer original, ou tortuoso, ou sofisticado, ou cruel, acende uma vida apagada e a faz reviver, tornando-a tensa de energia, excepcional, apaixonante, como a corda de aço de onde os equilibristas nos fazem perder o fôlego."

Comentários

Iêda disse…
Eu também fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Já está na minha lista.
Abraços,
Iêda
Unknown disse…
“Viajo para conhecer minha geografia”, escreveu um louco, no começo do século, nos muros de um manicômio francês. E isso me leva a pensar em Pessoa (“Viajar, perder países”) e a parafraseá-lo: Viajar, perder suicídios; perdê-los todos."

Tomei a liberdade de pegar um belo trecho para ilustrar, alargando a sua resenha, já que melhor é impossível. Abraços e obrigado.
Alex Zigar disse…
Como disse Mi Müller, somente o título do livro já é suficiente para aguçar nossa curiosidade, afinal, esse tema ainda é um grande tabu. E realmente, os títulos que passam pelo “Mundo de Cá” da cultura, da arte, da literatura... Merecem ser lidos. Mais uma vez obrigado pela dica, Kovacs.

Abraços.
Raquel disse…
Oi. Indiquei você para o Selo Prêmio Sunshine Award. Passa lá no Reflexos para ver. Abraços. :o)
Unknown disse…
Esse já estava na minha lista por indicação, essa é a 1ª resenha que leio sobre ele, fiquei com ainda mais vontade.
Eu tive o mesmo "problema" de julgarem o assunto quando comprei o livro - Quando a noite cai - Entendendo o suícidio, esse é tecnico - foca nas pessoas que perderam alguém assim, aproveitei bastante a leitura afinal é um assunto que ninguém quer conversar.
Alexandre Kovacs disse…
Iêda, quanto tempo que não aparecia por aqui, fiquei contente com a visita!
Alexandre Kovacs disse…
Caro Djabal, Por muito pouco mesmo não postei esta citação completa como você bem comentou. Difícil escolher uns poucos destaques deste livro.
O título não deixa de ser hilário... E deu vontade de ler.
Olhe só como o título é importante... Esse, aguçou a minha curiosidade. Vou procurar.

Grande abraço.
Alexandre Kovacs disse…
Alex, um tema cercado de tabu, preconceito e medo. O autor se saiu muito bem com este desafio. Obrigado pelo comentário.
Alexandre Kovacs disse…
Raquel, muito obrigado vou lá no seu blog para conhecer o prêmio.
Alexandre Kovacs disse…
Claudia, obrigado pela visita e seja muito bem-vinda por aqui. O tema do suicídio é muito difícil e geralmente ninguém quer conversar ou escrever sobre. Não conhecia o livro que você citou, vou me informar.
Alexandre Kovacs disse…
Tais, você tem razão acho que o título e também os primeiros parágrafos são importantíssimos para o sucesso do livro.
Gerana Damulakis disse…
Gostei muito dos contos de Suicídios Exemplares, ainda que não seja o melhor Enrique Vila-Matas. Valeu a pena, qualquer livro dele vale a leitura.
myra disse…
eu tbem como diz Mi Muller com este titulo iria ler imediatamente!
obrigada pelo comentario no blog de meu irmao, ja la te respondi...um abraço,nao vim antes pqe hoje nao estive mto bem...
Alexandre Kovacs disse…
Gerana, fiquei com vontade de conhecer outros livros dele, pois esta foi a minha estréia com Enrique Vila-Matas.
Alexandre Kovacs disse…
Myra, obrigado pela visita e espero que o clima esteja mais ameno agora na Itália.
Gerana Damulakis disse…
K: eu li todos e minha dica (isso é muito pessoal) é A viagem vertical, uma história que me envolveu.
Mas, Bartleby e companhia é uma ótima idéia, dialoga com Bartleby, o escrivão, de Herman Melville.
O mal de Montano e Paris não tem fim são ótimos.
O mais recente, Doutor Pasavento, foi o que menos gostei; claro, há o estilo do autor, contudo, talvez ele tenha perdido a hora de parar.
Alexandre Kovacs disse…
Gerana, acho que o próximo será: "Bartleby e companhia" pela admiração que tenho por Herman Melville. Obrigado pelas dicas!
.raphael. disse…
Este foi um dos melhores livro que li este ano! E foi o primeiro do Vila-Matas! Grata surpresa pra mim!

abs
Alexandre Kovacs disse…
Raphael, também fiquei bem impressionado com o estilo de Enrique Vila-Matas. Obrigado pela visita e seja bem-vindo no Mundo de K.
olá meu caro, como vais?
concordo contigo.
vila-matas é mesmo um grande autor e seus livros instigantes (eu tenho uma queda na verdade pelos livros do javier marías, mas esta é outra história).
vou acompanhar teus posts.
vamos manter contato.
um abraço
aguinaldo
Alexandre Kovacs disse…
Aguinaldo, obrigado pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura