Exposição Vida, Morte e Magia

National Gallery of Australia

Vida, Morte e Magia, uma exposição sobre 2000 anos de arte ancestral do sudeste asiático está sendo apresentada no museu National Gallery of Australia até 31 de Outubro. As obras em bronze, pedra, ouro, madeira e fibras são originárias da Indonésia, Filipinas, Malásia, Vietnã, Taiwan, Timor Leste, Brunei, Tailândia, Camboja e China meridional. A imagem acima é de uma escultura de madeira do século XIX de Nias, Indonésia. Segundo a tradição, quando um membro da família morre, uma escultura é criada como um recipiente para a alma do falecido e um talismã para os vivos.

National Gallery of Australia

Já a imagem acima é um detalhe de pingente de ouro também da Indonésia que combina os elementos masculino e feminino o que é fundamental para os rituais sagrados. Sua forma central faz referência explícita à genitália feminina, enquanto as figuras de ambos os lados são nitidamente masculinas, na forma e atividade. Para outras imagens online basta clicar nos seguintes links: Origens e Continuidades, Fertilidade e Prosperidade, Poder, Magia, Morte e Funerais e Ancestrais. Acho que é possível ter uma boa ideia da exposição sem precisar viajar até a Austrália.

Comentários

Eliana BR disse…
Bela postagem, Kovacs.
Merci
Prezado Kovacs, retribuo aqui sua visita a minha singela página, deixando-lhe um abraço de admirador. Ah! Acabo de inserir o Mundo de K na lista de blogs preferidos...

Guilherme Scalzilli
http://guilhermescalzilli.blogspot.com/
Alex disse…
Bela exposição. Realmente é preciso estar próximo destes objetos para sentir a vida, a morte e a magia que deles emanam.

Abraços.
Esta ponte que você inaugura daqui à Austrália é importante.
A simbologia asiática é preciosa em forma e conteúdo.
Imagens maravilhosas e dica importante.
Obrigado, Kovacs!

O Elefante de Costas.
Kovacs disse…
Eliana, obrigado e você certamente deve ter a oportunidade de visitar exposições semelhantes em Paris. Felizmente temos a internet que, quando bem utilizada, preenche essas lacumas culturais do nosso país.
Kovacs disse…
Gerana, muito interessante e você vai gostar de navegar entre as imagens do site é só seguir os links.
Kovacs disse…
Guilherme, mais uma vez muito obrigado por citar o "Mundo de K" em sua palestra "Iniciação no ofício literário" da feira do livro de Santa Cruz. Seja bem-vindo por aqui.
Kovacs disse…
Alex, conforme comentei com a Gerana recomendo visitar os links. Você certamente vai traduzir essas imagens na criação de seus poemas.
Kovacs disse…
elefante, obrigado pela visita e comentário. Seja bem-vindo por aqui. Gostei da sua analogia com a ponte que representa muito bem as vantagens da internet bem utilizada.
myra disse…
eu tive a sorte de viajar a Australia em 82!!!! e vi maravilhas dos autoctonos!!! e sabe que estavam metidos dentro de uma bodega, naqueles anos, como escondidos! tive que pedir licença ao director do Museu para ir ver!!!
teu blog é fantastico!
bem o que vi era somente da Australia!!! mas era maravilhoso!
um gde abraço!
Kovacs disse…
Myra, fico feliz que tenha gostado já que você entende muito de arte. Ainda não conheço a Austrália, só de postagem!
myra disse…
passei te desejar um bom Domingo, e mais quente que aqui e sem este vento que me persegue,
abraço
Kovacs disse…
Myra, obigado e bom final de semana!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 melhores distopias da literatura

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

20 grandes escritoras brasileiras

20 coisas que todo leitor compulsivo detesta ouvir