Como costumava dizer Umberto Eco , "O mundo está cheio de livros fantásticos que ninguém lê" , uma afirmação adequada, principalmente quando falamos de clássicos da literatura. Geralmente, no caso de escritores brasileiros, somos forçados a uma avaliação burocrática na escola e acabamos adquirindo uma certa antipatia a determinado livro ou autor quando o objetivo deveria ser justamente o contrário. É surpreendente como uma segunda visita a essas obras, já em nossa maturidade, pode revelar um tesouro empoeirado e escondido, bem ali na nossa estante. Afinal, mudaram os livros ou mudamos nós? A limitação de apenas 20 indicações me forçou a deixar grandes autores de fora, tais como: Álvares de Azevedo, Antônio Calado, Augusto dos Anjos, Autran Dourado, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Dias Gomes, Dalton Trevisan, Fernando Sabino, Gonçalves Dias, José de Alencar, José Lins do Rego, Monteiro Lobato e Murilo Mendes, para citar alguns (em o
Comentários
Agora também vim perguntar...
Você conhece a obra do escritor português Gonçalo M. Tavares? O que acha?
Fiquei curioso porque nos últimos tempos tenho encontrado o nome dele várias vezes, com muitos destaques e prémios. "Aprender a Rezar na Era da Técnica" recebeu o prémio de melhor livro estrangeiro publicado em França e 2010, e no globo li 3 obras dele entre os livros da década: "A Máquina de Joseph Walser", "Jerusálem" e o curioso "Uma Viagem à Índia". Curioso porque já li que era uma espécie de Os Lusíadas moderno, e também que lembrava Ulisses de James Joyce, o que deixa no mínimo uma certa curiosidade não é…
Às vezes se vê certo fenômenos estanhos na imprensa, em que escritores são levados no colo, mas como são destaques na França, aqui, e em outros países, fiquei curioso.
Você conhece? Ouviu falar? O que acha?
Cumprimentos,
Ricardo Assis
Espero ler "Uma Viagem à Índia" em breve e escreverei resenha por aqui. Foi publicado um texto inédito dele no último número da revista "Pessoa" (ver postagem do Mundo de K em: http://mundodek.blogspot.com/2010/12/revista-pessoa-n-1.html).
beijos querido amigo,como sempre teu blog é formidavel, me fazias falta...
Abraços.