Tamara de Lempicka

Pintura

Após a revolução russa de 1917, a polonesa Tamara de Lempicka (1898-1980) mudou-se com o marido para Paris onde participou ativamente da cena cultural nos anos 20 e 30 juntamente com artistas como Picasso. O seu estilo é uma espécie de Art Deco com Cubismo empregando temas que misturam ingenuidade e sensualidade. A bela Tamara conquistou muitos artistas de sua época, homens e mulheres. Seu comportamento acabou provocando a separação do marido em 1928. Também afastou-se da filha Kizette, apesar da mesma estar sempre presente em seus quadros (a metade superior da imagem abaixo é do quadro A garota adormecida Kizette de 1933).

Pintura

Comentários

jair e. disse…
Muito interessante, Kovacs. Uma completa desconhecida para mim essa Tamara (não que eu seja expert em alguma coisa), ainda que as pintoras sejam tão poucas na história da arte (não me lembro da existência de nenhuma anterior ao século XX, existe alguma?). Bem, segui os links e aprendi um pouco. Gostei. O estilo dela é mesmo como você registra: "uma espécie de Art Deco com Cubismo empregando temas que misturam ingenuidade e sensualidade." Perfeito. Vejo alguma semelhança nas mulheres retratadas com as atrizes de cinema da época, incluindo até mesmo as americanas. "Adão e Eva", de 1932 parece remeter para as estátuas gregas clássicas; outras me fizeram lembrar um pouco das mulheres focadas pela cineasta alemã da era nazista Leni Riefenstahl, não sei. Posso ter viajado demais nas imagens e não seja nada disso. Mas a viagem valeu.
Kovacs disse…
Jair, obrigado pelo comentário e fiquei feliz de ter contribuído com o primeiro link para a sua viagem, muito coerente por sinal!
Djabal disse…
Tivemos um momento muito próximo. Momento de alegria por apreciar a beleza em uma das suas formas.
Fiquei apaixonado pela obra: Portrait de Madame P.
Da mesma Tamara de Lempicka. Não a conhecia procurei mais coisas dela por aqui.
E hoje? Encontro o seu post, com maiores elementos e que abriram o caminho para a minha razão: ingenuidade e sensualidade. É isso mesmo. Ou foi isso mesmo. Um grande abraço.
Kovacs disse…
Caro Djabal, já não é a primeira vez que passamos por ideias e sites semelhantes, belas imagens da Tamara não é mesmo?. Ótima coincidência e obrigado por comentar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

20 grandes escritoras brasileiras

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2019

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 melhores distopias da literatura