Simon Schama - O Poder da Arte, Parte 5 - Turner

Pintura
O Cais de Calais, 1803 (National Gallery, Londres)

"Turner é, acima de tudo, um dramaturgo da luz, o mais estupendo que a Inglaterra já produziu. Mas com seus jogos de luz e cor nunca visava efeitos puramente estéticos. Sentia necessidade de criar grandes óleos históricos — contrapartida moderna das cenas grandiosas de trágico terror produzidas por Poussin que vira no Louvre, em 1802, quando cruzou o canal durante a breve trégua nas guerras napoleônicas. Acreditava que o momento requeria essa grandiosidade (...) Passou a vida dividido entre contrários: claro e escuro apocalíptico e sereno. Algumas pessoas que o conheciam bem descrevem-no como um sujeito alegre e risonho, que gostava de brincar com crianças; já outras o viam como um homem reservado e rude, envolto num manto quase indevassável de lúgubre pessimismo. Talvez fosse ambos (...) Suas experiências com cor, levariam gerações posteriores a apontá-lo como o primeiro modernista." - Simon Schama - O poder da Arte (pág. 265 e 266)

Joseph Mallord William Turner (1775 - 1851) pagou um preço alto por ter antecipado o modernismo, abandonando gradativamente as imagens figurativas, como no exemplo acima do início da carreira, e evoluindo nos seus estudos de cor e luz em direção à arte abstrata. Foi considerado um louco e muitas vezes ridicularizado pela crítica da época. De qualquer forma, em todas as fases, um dos temas preferidos de Turner sempre foi a relação do homem com o mar, tão presente e importante na cultura inglesa, algumas vezes representando naufrágios famosos ou batalhas marítimas, ele "preferia o mar incontrolável, no auge da agitação, e se orgulhava de conhecer a dinâmica das marés seu fluxo e refluxo, ou o rendilhado das ondas quebrando na praia."


Pintura
Tempestade de Neve: Vapor ao Largo do Porto, 1842 (Tate Gallery, Londres)

Existe uma lenda de que Turner se inspirou para pintar a obra impressionista "Tempestade de Neve: Vapor ao Largo do Porto" na experiência de ter sido amarrado durante quatro horas, por seu próprio pedido, ao mastro de um navio a vapor durante uma tempestade noturna. Este obviamente não parece ser um fato verdadeiro, uma vez que Turner contava então com 67 anos. A pintura foi duramente atacada pelos críticos como "espuma de sabão e caiação" e é representativa da última fase abstrata de Turner. Somente um crítico da época, John Ruskin, conseguiu antecipar a importância da obra definindo-a como "uma das afirmações mais grandiosas do movimento do mar, névoa e luz que jamais foram retratadas em uma tela."


Pintura
Navio Negreiro, 1840 (Museum of Fine Arts, Boston EUA)

Simon Schama destaca "Navio Negreiro" como a obra marcante da carreira de Turner porque além da recorrente discussão sobre o mérito artístico, encontrou também forte oposição política devido ao tema polêmico (o próprio Turner era contrário à escravidão, causa que abraçara muitos anos antes). O quadro é inspirado no caso ocorrido em 1781, quando o capitão do navio negreiro Zong teria decidido jogar ao mar 132 africanos vivos, ainda acorrentados, para garantir o pagamanto do seguro. De acordo com a tratativa comercial da época, a "carga viva" estava no seguro, mas não os africanos mortos na chegada e, sendo assim, a seguradora só pagaria o que fosse considerado como "perdas no mar". Desta forma, o capitão Luke Collingwood  transformou os 132 africanos em perdas reembolsáveis. Outro motivo frequente na época para lançar a "carga" ao mar era para ganhar velocidade e se livrar das provas quando eram perseguidos pela Marinha inglesa.

"Em 1838, a Inglaterra completara a abolição da escravatura em seu império. A legislação original fora aprovada em 1833, mas estabelecera um período de 'transição' para escravocratas e escravos (...) Abolicionistas de toda parte — sobretudo nos Estados Unidos e das colônias espanholas e portuguesas, onde a escravidão não só persistia como prosperava, devido ao boom do algodão — depositavam suas esperanças na Inglaterra (...) Assim, o navio negreiro que ele pintou é, ao mesmo tempo, real e irreal. Tem o formato reduzido das ágeis embarcações que os traficantes utilizavam na esperança de escapar aos perseguidores. Agora, porém, está enfrentando a borrasca numa luta aparentemente desesperada, contando apenas com a bujarrona; e, como assinala o historiador da arte John McCoubrey, está navegando - na medida em que consegue navegar - na direção da tormenta." - Simon Schama - O poder da Arte (pág. 306 e 307)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura