Vencedores do Prêmio Oceanos 2021

Prêmios Literários

Divulgados os três romances vencedores do Prêmio Oceanos de Literatura, versão 2021. O plantador de abóboras, do escritor timorense Luís Cardoso, publicado em Portugal pela editora abysmo, levou o primeiro lugar, seguido por O ausente, do escritor e professor brasileiro Edimilson de Almeida Pereira, publicado no Brasil pela Relicário, e O osso do meio, de Gonçalo M. Tavares, publicado em Portugal pela editora Relógio D'Água, ficou com o terceiro lugar.

Participaram do júri para seleção dos três vencedores a angolana Ana Paula Tavares, os brasileiros Itamar Vieira Junior, Julián Fuks, Maria Esther Maciel e Veronica Stigger e os portugueses António Guerreiro e Golgona Anghel. Esta é a primeira vez que um livro do continente asiático figura entre finalistas e vencedores. No site da organização do Prêmio Oceanos de Literatura, o escritor Itamar Vieira Junior resumiu o valor da obra:

“É um romance que nos lembra que a língua portuguesa permanece viva e ganhou densidade e profundidade em cada fração de terra onde é falada. É um romance que nos faz refletir também que a história de uma personagem nunca é solitária – é uma história que carrega consigo a história de sua comunidade, de seu povo e, neste caso, a história de um país: o Timor-Leste”

A partir de 2015 o Prêmio Portugal Telecom de Literatura foi cancelado pelos antigos patrocinadores, passando a ser chamado de Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa e patrocinado pelo Itaú Cultural. Concorreram à edição 2021 do Oceanos 1.835 obras, publicadas em dez países: Alemanha, Angola, Áustria, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Moçambique, Portugal e Reino Unido. O valor total da premiação é de 250 mil reais, sendo 120 mil para o primeiro colocado, 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos