Capas de Livros
Você se considera incluído naquela categoria de leitores que simplesmente não consegue resistir a uma bela capa? Já comprou um livro influenciado pelo design, ilustração ou acabamento? Então certamente vai adorar o site: Book Cover Archive que apresenta praticamente tudo relacionado à profissão de designer de livros, incluindo links para ilustradores e empresas especializadas, além de blogs específicos deste tema. Eu mesmo não me considero um fetichista nesta área, mas não encontro o menor prazer em ler um livro através de um monitor ou em um desses novos aparelhos do tipo "e-reader". Livro tem que ter cheiro e textura, por mais absurdo que isto possa parecer.
Segue uma relação de links de ilustradores especializados em design de livros: Mark Abrams, Kelly Blair, Milan Bozic, Roberto de Vicq de Cumptich, David Drummond, David Gee, Jonathan Gray, Jamie Keenan, Gregg Kulick, Mark Melnick, David Pearson, Isaac Tobin, Megan Wilson, Henry Sene Yee, Helen Yentus.
E aqui uma relação de sites e blogs ligados ao assunto: The Casual Optimist, The Book Design Review, Book Covers Anonymous, Faceout Books, Judge a Book..., Tal Designz, Old-Timey Paperbacks, The Pelican Project, Joe Kral's Penguin Collection.
E aqui uma relação de sites e blogs ligados ao assunto: The Casual Optimist, The Book Design Review, Book Covers Anonymous, Faceout Books, Judge a Book..., Tal Designz, Old-Timey Paperbacks, The Pelican Project, Joe Kral's Penguin Collection.
Comentários
Ótima dica!
Também não vejo nenhuma graça em ler no pc ou nesses aparelhos.
Beijos Tempestuosos!
Concordo com você quanto ao cheiro e à textura. Adoro folhear um livro, ouvir o barulho das páginas, sentir o cheiro.
Bela capa a escolhida para ilustrar o post! O livro a que pertence também é muito bom.
O primeiro ilustrador que aprendi amar foi o André Le Blanc, CLARO!...
BJS!
Um grande abraço e deixo meu testemunho de agradecimento pela qualidade de seu trabalho. Sério e de bom gosto, à prova de qualquer capa. Siga em frente.
Evidentemente que eh uma arte muito pouco apreciada, mas antiga como a das iluminuras. Para quem gosta do Pamuk, como voce, sabe disso.
A proposito, estou terminando o Ian McEwan. Estou esperando para assitir o filme.
Abraco. Chico
Quanto ao cheiro, textura, e o prazer de tirá-lo da estante, não há nada que se compare.
Um forte abraço.
Com relação a McEwan e a adaptação de "Reparação" achei o resultado do filme bom, mas muito além do efeito literário que o autor conseguiu no romance. Depois você comenta!
Eles devem achar melhor "investir" em auto-ajudas idióticas, não é?
Grana para PENSAMENTO e CRIAÇÃO eles acham que é "disperdício"...
Mas a roda gira!...
Um dia pensar e criar vão "fazer falta"(?!)...e aí muda.
BJS!
Obrigada pelo comentário sobre "Refletir" lá no blog. Vindo de vc, significou muito pra mim.
abraço,
clara
Eu leio artigo técnico direto no computador, numa boa. Mas literatura (e mitologia, filosofia...) é preciso pegar no livro, sentir o papel. Não acho que eu compre um livro pela capa, mas com certeza um belo projeto editorial agrega mais sabor (pq além da capa acho que existem letras e diagramações de texto mais atrativas). Seria como tomar um bom vinho em uma bela taça, não muda o liquido que saiu da garrafa, mas...
Bjao,
Iêda
Gosto de tê-lo em minhas mãos.
Admiro a beleza das capas, mas acho que jamais compraria um livro só pela capa.
Um grande abraço.
Mas houve um livro que foi paixão à primeira vista, motivada pela capa e depois pela autora: "O Amante do Vulcão", de Susan Sontag. Um livro fantástico, que recomendo. Em Portugal saiu pela Quetzal, e a minha edição é de 1997.
Sobre Susan Sontag aqui no Brasil li este livro editado pela Companhia das Letras.