Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2019

Prêmios literários nacionais

Divulgados os vencedores da 16ª edição do Premio Sesc de Literatura. João Gabriel Paulsen, de Minas Gerais, foi o vencedor na categoria Conto com seu livro O doce e o amargo e Felipe Holloway, de Mato Grosso, com a obra O legado de nossa miséria, na categoria Romance. Esta edição recebeu 1.969 inscrições, número recorde de participação, sendo 926 coletâneas de contos e 1043 romances. A avaliação final foi das comissões formadas pelos escritores e críticos literários Ana Miranda, Tércia Montenegro, Veronica Stigger e Julián Fuks.

Prêmio Sesc de Literatura  2019
Sinopse de O doce e o amargo de João Gabriel Paulsen: O doce e o amargo é uma coletânea composta por nove contos. São histórias aparentemente desconexas, que tratam das tensões geracionais e os conflitos trazidos pelos ritos de passagem, permeados pela tensão entre aproximação e distanciamento do outro. / Biografia do autor: João Gabriel Paulsen nasceu e vive em Juiz de Fora/MG. É estudante de Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Prêmio Sesc de Literatura 2019
Sinopse de O legado de nossa miséria de Felipe Holloway: Um crítico de literatura e professor universitário é convidado para um evento sobre Jornalismo Literário numa fictícia cidade do interior de Minas Gerais, onde conhece pessoalmente um famoso escritor cuja obra sempre havia admirado. No evento, os personagens rememoram suas respectivas carreiras – uma trajetória em que a paixão pela arte foi muitas vezes empregada como atenuante para condutas imorais, e na qual os fracassos éticos e estéticos se alternam. / Biografia do autor: Felipe Holloway nasceu em Canindé/CE e vive em Cuiabá. É professor de Língua Portuguesa da rede estadual, formado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestrando em Estudos Literários pela mesma instituição.

Uma das poucas e melhores oportunidades de divulgação para escritores iniciantes, o Prêmio Sesc de Literatura, promovido pelo Serviço Social do Comércio, tem o objetivo de premiar anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Os vencedores terão suas obras publicadas pela editora Record, que é responsável pela edição e distribuição, com tiragem inicial de dois mil exemplares.

O Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. na versão 2018 foram premiados Juliana Leite com o romance Entre as mãos (ler resenha do Mundo de K) e Tobias Carvalho com o livro de contos As coisas (ler resenha do Mundo de K). Para conhecer todos os vencedores do Prêmio Sesc, desde a sua criação, clique aqui.

Comentários

Anônimo disse…
Será divulgada a lista de pré-selecionados?
Alexandre Kovacs disse…
Este ano a organização decidiu não divulgar a lista de autores pré-selecionados.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura