Vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2020
Na categoria de “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2019” a carioca Claudia Lage levou o Prêmio São Paulo de Literatura com O Corpo Interminável (Editora Record), uma trama sobre um protagonista que reconstitui a história de sua mãe, guerrilheira desaparecida durante a ditadura militar, e narra a história de violências do país à época do regime. Na categoria de “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2019” o vencedor foi o catarinense Marcelo Labes com Paraízo-Paraguay (Editora Caiaponte), romance sobre a imigração alemã no sul do Brasil, no século 19, e o envolvimento de um dos europeus vindos ao país na guerra contra o Paraguai.
Nste ano a relação de finalistas contava com nomes de peso da literatura brasileira, tais como: Maria Valéria Rezende, Milton Hatoum, Julián Fuks, João Anzanello Carrascoza e Patricia Melo. A ausência de Itamar Vieira Junior e seu premiado romance Torto arado entre os selecionados também chamou a atenção, fato possivelmente explicado pela obra ter sido publicada originalmente em Portugal (segundo o regulamento as obras cadastradas precisam ter sua primeira edição e impressão no Brasil em 2019).
Onde encontrar os livros: Clique aqui para comprar O Corpo Interminável de Claudia Lage ou aqui para Paraízo-Paraguay de Marcelo Labes.
Comentários