Reabertura da Biblioteca do Vaticano

Biblioteca Apostólica Vaticana

Está programada para o dia 20 de setembro, próxima segunda-feira, a reabertura da Biblioteca Apostólica Vaticana (clique aqui para conhecer o site) após um período de recesso de três anos e custo de US$ 11,5 milhões para reformas que incluíram o reforço das fundações e um novo sistema de climatização para proteção dos manuscritos e obras raras, mas também outras novidades high-tech da área de segurança como a instalação de um circuito fechado de TV e a inclusão de chip para emissão de sinais de rádio em cada um dos 70.000 volumes, atualmente armazenados em um bunker à prova de bombas.

A Biblioteca, que guarda raridades como as obras originais de Virgílio, foi iniciada pelo Papa Nicolau V (1397-1455) em 1450 e conta com uma das maiores coleções de manuscritos do mundo que incluem a BIblia mais antiga conhecida do ano de 325,  o "Codex B", presumivelmente uma das 50 Bíblias organizadas pelo Imperador Constantino, o prmeiro líder romano cristão. Em uma próxima etapa do processo de modernização da Biblioteca está prevista a digitalização dos documentos, mas calcula-se em dez anos o prazo para conclusão deste ambicioso projeto.

Além dos livros e manuscritos raros, a Biblioteca do Vaticano armazena também 100 mil gravuras e desenhos, 300 mil moedas e medalhas e quase 20 mil objectos artísticos. É permitido o direito de consulta e pesquisa dos documentos, limitado anualmente a 5.000 pesquisadores e estudiosos no nível de pós-graduação, mas, infelizmente, somente ao Papa é concedido o benefício de retirar um livro ou documento da Biblioteca. Não é para menos que é conhecida também como a Biblioteca do Papa.

Biblioteca Apostólica Vaticana

Comentários

Alex disse…
Finalmente uma boa notícia vinda do Vaticano. Uma bela demonstração de cuidado com uma biblioteca tão preciosa. Parabéns aos responsáveis.

Abraços, Kovacs.
Dá até vontade de virar papa, lendo uma notícia dessas.
Bento Moura disse…
Oi Kovacs, tudo bem?

Na verdade vim comentar uma coisa que só agora descobri na sua página. Na parte que tem o "Poderá gostar..." eu via as capas dos livros então pensava que fosse uma corelação que vc fazia. Mas não (uhhhh), é um link a um post anterior seu. Então advinha... Fiquei enlouquecido com o que escreveu da Virginia Woolf, por quem sou absurdamente insandecido (adorei os comentários dos leitores).

Por favor, poderia voltar a escrever sobre ela? O meu predileto é "As Ondas"... Fico tentando imaginar o seu texto. Mas por favor, que seja não um post apenas, mas como aquelas 'maratonas' das sitcoms, um mês inteirinho dedicado a V.W.

Abraços e obrigado,
Bento.
Kovacs disse…
Caro Alex, o que achei mais interessante ao publicar esta postagem foi a oportunidade de apresentar dois temas tão distintos em sequência: Nelson Rodrigues e Vaticano!
Kovacs disse…
Caio, ótima observação. Eu também fiquei com uma certa vontade de ser Papa!
Kovacs disse…
Caro Bento, achei ótima a sua ideia de uma semana inteira dedicada a um determinado autor com postagens diárias. O fator restritivo como sempre é o tempo, pois me dedico a outras atividades que limitam o tempo disponível ao blog. De qualquer forma vou tentar viabilizar de alguma forma a "Maratona Literária".

Parabéns pelo bom gosto, Virginia Woolf é mesmo o máximo. Comentei dois livros dela por aqui (ver a barra lateral do blog: "livros comentados").
Nicole Rodrigues disse…
A variedade e riqueza das informações que você posta nesse blog é assustadora (rs). Todas as vezes que visito o seu mundo sinto como se as horas voassem e como se não me restasse nada a não ser desejar ter mais tempo livre para correr aqui, arrmar um cantinho e mergulhar nas notícias que você seleciona. Até a próxima :)
Kovacs disse…
Nicole, muito obrigado pelo comentário gentil e generoso. É sempre bom quando recebemos um retorno positivo!
CAROLINA disse…
Que legal você visitar o meu blog. Acho que tenho ainda um longo caminho a percorrer em matéria de "conhecer literatura", mas obrigada assim mesmo pelo estímulo. Carolina
Gerana Damulakis disse…
Imagine ficar preso lá dentro: maravilha!
Kovacs disse…
Carolina, a verdadeira literatura não se aprende nunca ou como diziam os beatniks o importante é a viagem e não o destino!
Kovacs disse…
Gerana, você poderia ler mais de sete livros de uma vez, já imaginou?
Lígia Guedes; disse…
Caro Kovacs,

Excitantes tuas resenhas,
independente do tema...
Kovacs disse…
Lígia, obrigado pela gentileza!
Regina disse…
Só de olhar a gente já fica encantada. Estou seguindo seu blog. Só a partir de hoje pq jurava já ter feito. Aproveito e lhe convido a participar de nossa comunidade no orkut. O que a gente faz lá? lê. e muito! Um abraço, tenha belo feriadão.
Kovacs disse…
Regina, obrigado pela visita e comentário gentil e também muito grato por seguir o Mundo de K.
deise disse…
Seu blog é fantástico mesmo! Tenho entrado diariamente e sempre descubro algo novo e encantador...
Alexandre Kovacs disse…
Deise, obrigado pelo comentário gentil!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 melhores distopias da literatura

20 grandes escritoras brasileiras