Reabertura da Biblioteca do Vaticano
Está programada para o dia 20 de setembro, próxima segunda-feira, a reabertura da Biblioteca Apostólica Vaticana (clique aqui para conhecer o site) após um período de recesso de três anos e custo de US$ 11,5 milhões para reformas que incluíram o reforço das fundações e um novo sistema de climatização para proteção dos manuscritos e obras raras, mas também outras novidades high-tech da área de segurança como a instalação de um circuito fechado de TV e a inclusão de chip para emissão de sinais de rádio em cada um dos 70.000 volumes, atualmente armazenados em um bunker à prova de bombas.
A Biblioteca, que guarda raridades como as obras originais de Virgílio, foi iniciada pelo Papa Nicolau V (1397-1455) em 1450 e conta com uma das maiores coleções de manuscritos do mundo que incluem a BIblia mais antiga conhecida do ano de 325, o "Codex B", presumivelmente uma das 50 Bíblias organizadas pelo Imperador Constantino, o prmeiro líder romano cristão. Em uma próxima etapa do processo de modernização da Biblioteca está prevista a digitalização dos documentos, mas calcula-se em dez anos o prazo para conclusão deste ambicioso projeto.
Além dos livros e manuscritos raros, a Biblioteca do Vaticano armazena também 100 mil gravuras e desenhos, 300 mil moedas e medalhas e quase 20 mil objectos artísticos. É permitido o direito de consulta e pesquisa dos documentos, limitado anualmente a 5.000 pesquisadores e estudiosos no nível de pós-graduação, mas, infelizmente, somente ao Papa é concedido o benefício de retirar um livro ou documento da Biblioteca. Não é para menos que é conhecida também como a Biblioteca do Papa.
Comentários
Abraços, Kovacs.
Na verdade vim comentar uma coisa que só agora descobri na sua página. Na parte que tem o "Poderá gostar..." eu via as capas dos livros então pensava que fosse uma corelação que vc fazia. Mas não (uhhhh), é um link a um post anterior seu. Então advinha... Fiquei enlouquecido com o que escreveu da Virginia Woolf, por quem sou absurdamente insandecido (adorei os comentários dos leitores).
Por favor, poderia voltar a escrever sobre ela? O meu predileto é "As Ondas"... Fico tentando imaginar o seu texto. Mas por favor, que seja não um post apenas, mas como aquelas 'maratonas' das sitcoms, um mês inteirinho dedicado a V.W.
Abraços e obrigado,
Bento.
Parabéns pelo bom gosto, Virginia Woolf é mesmo o máximo. Comentei dois livros dela por aqui (ver a barra lateral do blog: "livros comentados").
Excitantes tuas resenhas,
independente do tema...