"O paciente inglês" de Michael Ondaatje leva o Golden Man Booker Prize
The English Patient (O paciente inglês) de Michael Ondaatje foi escolhido como o melhor romance premiado pelo Man Booker Prize em 50 anos. As cinco obras selecionadas, uma para cada década da premiação, foram definidas por uma comissão julgadora e o vencedor eleito pelo público por votação online que ocorreu no período de 26 de maio a 25 de junho (ler aqui a postagem com os cinco autores finalistas).
O romance histórico foi lançado originalmente em 1992 e, no Brasil, está disponível apenas em edição de bolso de 2007 publicada pela Editora Companhia das Letras em tradução de Rubens Figueiredo — Ler abaixo a biografia do autor e sinopse da obra disponíveis no site da Editora.
Biografia do Autor — Michael Ondaatje nasceu em 1943, no Sri Lanka e, após crescer na Inglaterra, radicou-se no Canadá em 1962. Foi professor universitário de literatura inglesa e começou sua carreira literária como poeta. O paciente inglês, seu romance de 1992, ganhou o Booker Prize, o Canada Australia Prize e o Canada Governor General's Award, entre outros prêmios e, em sua adaptação para o cinema, o Oscar de melhor filme em 1997. Divisadero, seu quinto romance, ganhou o Governor General's Award, em 2007.
Sinopse do romance — No final da Segunda Guerra Mundial, numa villa abandonada na Itália, quatro pessoas vivem um encontro inusitado: uma jovem enfermeira cuja vida foi devastada pela guerra; um inglês desconhecido e moribundo, sobrevivente de um desastre de avião; um ladrão cujas "habilidades" acabaram por fazer dele um herói de guerra; e um soldado indiano especialista em desmonte de bombas, a quem três anos de guerra ensinaram que "a única segurança está em si mesmo". O livro revela os caminhos e detalhes de quatro vidas capturadas e modificadas e agora inextricavelmente ligadas pelas circunstâncias brutais e improváveis da guerra. Em 1996, foi levado às telas pelo diretor Anthony Minghella e recebeu nove prêmios Oscar, inclusive o de melhor filme.
Comentários